Steven Knight ; Tom Hardy

Steven Knight e Tom Hardy vão produzir adaptações dos livros de Charles Dickens

A BBC encomendou um conjunto de adaptações dos livros clássicos de Charles Dickens que ficarão a cargo do guionista, produtor e realizador Steven Knight. A este juntam-se, como produtores executivos, Tom Hardy e Ridley Scott através das respetivas companhias Hardy Son & Baker e Scott Free London, repetindo assim a equipa criativa por trás da série Taboo, a qual é protagonizada pelo ator britânico. Além disso, Hardy já colaborou com Knight em alguns dos seus projetos mais sonantes como a série Peaky Blinders ou o filme Locke (2013).

Segundo o Deadline, o projeto assenta num formato de minisséries em que cada temporada aborda um livro diferente. O primeiro a ser adaptado será ‘A Christmas Carol’ que conta a história de Ebenezer Scrooge, um banqueiro avarento que, na véspera de Natal, é assombrado pelos fantasmas do passado, do presente e do futuro, e o resultado final chegará à BBC One no Natal de 2019 sob a forma de três episódios. Existe ainda a possibilidade de Hardy integrar o elenco, apesar de tal não ter sido confirmado.

Steven Knight ; Tom Hardy

«Qualquer questão sobre criar uma narrativa é respondida por Charles Dickens», disse Knight. «Ter a chance de revisitar o texto e interpretá-lo duma nova forma é um grande privilégio. Precisamos de sorte e sabedoria para lhe fazer justiça», acrescentou.

Por seu lado, Hardy referiu ser «uma oportunidade extremamente entusiasmante colaborar com Ridley Scott, Steven Knight e os nossos parceiros da BBC nesta rara e bela oportunidade de revisitar e interpretar os clássicos de Dickens (…) ‘A Christmas Carol’ é uma peça de teatro fabulosa e vai ser um bico de obra para a nossa equipa criativa, desde as personagens até ao design».

Este novo projeto faz de Knight um escritor ainda mais ocupado, visto ter em mãos The Girl in the Spider’s Web, protagonizado por Claire Foy como Lisbeth Salander, e Rio, filme cujas personagens principais serão interpretadas por Jake Gyllenhaal e Benedict Cumberbatch. Acabou igualmente de escrever o guião de Serenity, que está atualmente em pós-produção e conta com Anne Hathaway e Matthew McConaughey.

Pioneiro da literatura realista e grande inspiração para a criação da técnica de montagem paralela por D. W. Griffith, utilizada até hoje na maioria dos filmes e séries, Dickens também escreveu clássicos como ‘Oliver Twist’, ‘David Copperfield’, ‘Great Expectations’, ‘Bleak House’, entre outros.

Partilhar