Stefano Sollima vai realizar western inspirado numa ideia de Sergio Leone

O realizador da série italiana Gomorrah, Stefano Sollima, mais conhecido em Hollywood por ter dirigido Sicario: Day of the Soldado (2018), está a preparar-se para filmar Colt, um filme western falado em inglês baseado numa ideia do lendário realizador Sergio Leone.

Segundo a Variety, o projeto está a ser produzido pelos filhos de Leone, Raffaela e Andrea, através do Leone Group Film. Concebido originalmente como uma minissérie de televisão, o filme usará o tipo de revólver utilizado por Clint Eastwood em A Fistful of Dollars (1964) como dispositivo narrativo, conforme a arma passa de dono para dono no Velho Oeste.

“É uma história coming-of-age sobre três rapazes, de 12 e 13 anos, que, como órfãos, tomam posse desta arma e, por uma série de razões, tornam-se criminosos”, referiu Sollima. “Eu quero trazer o género western de volta para casa”. Recorde-se que o falecido pai do cineasta, Sergio Sollima, realizou no seu tempo alguns spaghetti western de relevo, com destaque para The Big Gundown (1966).

Tal como nos dias de glória do género, a equipa está já à procura de atores americanos de renome para interpretar as personagens adultas, incluindo um herói e um vilão. Os três adolescentes serão interpretados por desconhecidos. Estão também à procura dum guionista americano de topo.

Raffaela Leone disse que a ideia de fazer a mudança do formato de série para longa-metragem nasceu da visão de Sollima. “Há quase demasiadas séries de televisão hoje em dia”, advertiu. O objetivo é fazer com que o filme apresente frescura “em termos de narrativa, ritmo e abordagem”.

O cineasta italiano confessou que, atualmente, é praticamente impossível estruturar um western sem pensar em Leone, devido à forma como este reinventou o género. Contudo, Sollima avisa que não pretende fazer “uma homenagem tarantinesca” ao trabalho do falecido. Segundo este, Colt poderá até ter uma audiência jovem. “Uma vez disse aos meus filhos, que estão na adolescência, «eu gostava de fazer um western», e eles disseram «o que é um western?». A geração deles não conhece westerns. Não os vão ver ao cinema. Eu pensei que seria interessante atraí-los para este género com uma história que lhes diga algo”.

Sergio Leone é considerado por muitos um dos realizadores mais brilhantes de sempre, tendo assinado obras intemporais como The Good, the Bad and the Ugly (1966), Once Upon a Time in the West (1968), Once Upon a Time in America (1984), entre tantas outras.

As filmagens de Colt iniciam-se no próximo inverno.

Partilhar