Michael Mann

Michael Mann vai regressar à televisão com uma minissérie sobre o Vietnam

Hoje em dia, o nome de Michael Mann é maioritariamente associado ao grande ecrã. Filmes como The Last of the Mohicans (1992), Heat (1995), The Insider (1999), Public Enemies (2009) e Blackhat (2015) são alguns dos exemplos do reportório do cineasta. No entanto, este ganhou popularidade na televisão. Inicialmente, como escritor na série Starsky & Hutch, depois como criador das séries Police Story, Crime Story e da icónica Miami Vice.

Michael Mann

Apesar da sua colaboração falhada com David Milch na série Luck, que foi cancelada na segunda temporada devido a uma série de controvérsias, segundo o Deadline, Mann vai regressar ao pequeno ecrã em parceria com o autor de “Black Hawk Down”, Mark Bowden,  para produzir uma minissérie sobre a guerra do Vietnam.

Mann e o produtor Michael De Luca compraram os direitos literários do novo livro de Bowden, “Hue 1968: A Turning Point of the American War in Vietnam”, que será publicado no próximo mês, e pretendem transformá-lo numa minissérie de 8 a 10 horas. O livro conta a história da Tet Offensive, um dos eventos fulcrais no desenrolar da guerra do Vietnam, em que as forças vietnamitas do Norte tentaram insurgir-se contra as forças do Sul e o exército dos EUA numa ofensiva em conjunto com populares. O maior ponto de interesse desta ofensiva foi a ocupação da capital cultural do país, Hue, que mais tarde viria a ser recuperada pelas forças norte-americanas. Após várias baixas, o Tenente Coronel Ernie Cheatham criou uma estratégia para reconquistar a cidade, quarteirão a quarteirão, naquele que é descrito por várias testemunhas como um dos maiores combates urbanos desde a Segunda Guerra Mundial. As personagens vão desde uma jovem estudante ao Presidente Lyndon Johnson.

Mann pretende realizar alguns dos episódios e espera-se uma luta acesa pelos direitos do projeto entre a Neflix e a HBO.

Entretanto, o realizador norte-americano encontra-se na produção do filme biográfico de Enzo Ferrari, que conta com Hugh Jackman e Noomi Rapace, e lançará brevemente uma remasterização de Heat em Blu-ray DVD que inclui um director’s cut definitivo.

Partilhar