Batman

Matt Reeves diz que o seu Batman será o melhor detetive do mundo

Depois de vários meses de especulação, com vários artigos a exporem a confusão que se apoderou da produção de alguns filmes relacionados com o universo estendido da DC, o cineasta Matt Reeves deu uma entrevista ao The Hollywood Reporter onde assegura que o processo criativo por trás do filme a solo sobre Batman, The Batman, está a decorrer de forma organizada e que os fãs da personagem provavelmente ficarão extremamente agradados e surpreendidos com o resultado final.

O realizador de War for the Planet of the Apes (2017), projeto que confirmou o seu potencial como criador de histórias interessantes e atrativas para um público mais vasto, garantiu que o filme terá elementos noir. “É muito sobre o seu ponto de vista, um conto noir do Batman. Assenta maioritariamente nos seus ombros e espero que seja uma narrativa entusiasmante, mas emocional”, referiu.

“Será um Batman num modo muito mais detetive do que vimos nos outros filmes. As bandas desenhadas têm vários episódios sobre isso. É suposto ele ser o melhor detetive do mundo, e isso não foi necessariamente explorado nos filmes anteriores. Eu adoraria que, quando formos nessa jornada de rastrear os criminosos e resolver um crime, isso permita que a personagem tenha um arco e possa passar por uma transformação”, continuou.

Quando questionado sobre qual será o vilão do filme, Reeves sugeriu que vai haver mais do que um antagonista. “Haverá uma galeria de vilões. O processo de casting deverá começar em breve. Estamos a compor o nosso plano de batalha. Estou a dar mais uma vista de olhos no guião e começaremos em breve a desenvolver alguns traços concetuais.” Segundo vários relatos, o realizador estará a inspirar-se em alguns elementos da banda desenhada ‘Batman: Year One’, da autoria de Frank Miller, e nos filmes de detetives realizados por David Fincher, como Se7en (1995) ou Zodiac (2007), o que aponta para alguns vilões mais cerebrais como The Riddler, um adversário que nos comics obriga o Batman a resolver charadas de forma a avançar na investigação.

O cineasta acrescentou que o título – The Batman – poderá vir a ser alterado até à data de lançamento, na primavera ou verão de 2021. “A Warner Bros. tem sido incrivelmente atenciosa e tem-me dado imenso tempo, assim como partilham o meu amor a esta história”, confessou. Ademais, Reeves adiantou que o estúdio está a repensar a abordagem aos super-heróis da DC, depois das várias críticas negativas dirigidas a Batman v Superman: Dawn of Justice (2016) e Justice League (2017). “A Warner acredita que não tem de desenvolver uma ardósia gigante com todos os planos de como tudo se vai interligar. Eles precisam de tentar fazer bons filmes sobre estas personagens.”

Nada foi dito a respeito do regresso de Ben Affleck, que interpretou a personagem nos filmes anteriores, porém, já é sabido que Reeves rejeitou o guião sugerido pelo ator, preferindo ser ele mesmo a escrevê-lo. Ao que tudo indica, este não vê com bons olhos a continuidade do ator. Entre os rumores avançados nos últimos meses por várias publicações internacionais, destacam-se a troca de Affleck por Jake Gyllenhaal, à medida de um Batman mais jovem, e a potencial recruta de Josh Gad para interpretar aquele que será um dos potenciais vilões da história, Penguin.

Depois do enorme sucesso de Aquaman (2018), a Warner Bros. parece estar interessada em explorar as várias personagens à sua disposição duma forma mais intima e estruturada, ou recorrendo ao humor. Seguem-se Shazam!, realizado por David F. Sandberg e protagonizado por Zachary Levi, e o filme sobre as origens de Joker, realizado por Todd Phillips e protagonizado por Joaquin Phoenix.

Reeves está igualmente a desenvolver um universo de ficção científica para a Netflix em parceria com Shonda Rhimes.

Atualização: no seguimento da entrevista de Matt Reeves, a Warner Bros. confirmou que o filme estreia a 25 de Junho de 2021. Ben Affleck não irá interpretar o Batman, pois a história foca-se numa versão mais jovem do herói. (03h50m 31-01-2019)
Partilhar