Leonardo DiCaprio

Leonardo DiCaprio vai interpretar Leonardo da Vinci

A Paramount bateu a Universal na corrida aos direitos do livro biográfico ‘Leonardo da Vinci’ da autoria de Walter Isaacson mesmo antes deste ser lançado nas livrarias. O projeto servirá de veículo para Leonardo DiCaprio interpretar o famoso pintor e cientista.

Segundo o Deadline, o desejo do ator de interpretar da Vinci é bastante antigo, depois das declarações da sua mãe sobre ter escolhido o nome do filho após este ter dado o primeiro pontapé dentro do seu útero enquanto esta observava um quadro do pintor na Galleria degli Uffizi em Florença, em meados de 1974.

Walter Isaacson é o autor bestseller das biografias de outros grandes pensadores como Albert Einstein, Henry Kissinger, Steve Jobs e Benjamin Franklin. Em 2015, o seu livro ‘Steve Jobs’ foi transformado na cinebiografia homónima realizada por Danny Boyle e protagonizada por Michael Fassbender. Recentemente, o seu livro de 2007, ‘Einstein: His Life and Universe’, foi adaptado para televisão pela National Geographic com o título Genius, projeto em que o físico é interpretado por Geoffrey Rush.

Leonardo da Vinci ; Leonardo DiCaprio

De acordo com a editora Simon & Schuster, Isaacson usou as notas de da Vinci para criar uma narrativa em que relaciona a sua arte e ciência com a sua curiosidade voraz e imaginação. Além dos seus quadros valiosos, o italiano realizou estudos inovadores sobre a anatomia do ser humano, pássaros, fósseis, o coração, máquinas voadoras, botânica, geologia e armamento. Segundo o autor, este pintou o sorriso da Mona Lisa após conduzir experiências no rosto de cadáveres, explorando os músculos que movem os lábios, e estudou a matemática das óticas mostrando como os raios de luz atingem a córnea e produzem ilusões de mudança de perspetiva no quadro ‘A Última Ceia’. Na obra poderá ler-se que este era antissocial, homossexual, vegetariano, canhoto e distraído.

O livro sai em Outubro nas livrarias e o filme vai ser produzido pela Appian Way, produtora de DiCaprio e Jennifer Davisson.

Partilhar