Jared Harris e Lee Pace vão protagonizar adaptação de ‘Foundation’

No que toca aos livros de ficção científica, poucos nomes reluzem tanto como o do escritor americano Isaac Asimov. Nascido na Rússia, é considerado um dos “três grandes” do género literário, juntamente com Robert A. Heinlein e Arthur C. Clarke. A sua obra mais popular é a trilogia ‘Foundation’. Conhecido não só pela veia criativa, Asimov foi bioquímico de profissão e publicou centenas de ensaios não-ficcionais onde explica conceitos científicos de um ponto de vista histórico, explorando o passado dos objetos de estudo, abordagem que se tornou a sua imagem de marca. O seu conhecimento científico e histórico foi, então, posto ao serviço da ficção, com a exploração das imensas possibilidades futuristas que viajavam pela sua imaginação em meados do século XX.

Não é surpresa, portanto, que os responsáveis pelo novo serviço de streaming da Apple queiram dar vida aos parágrafos da trilogia que é constituída pelos livros ‘Foundation’ (1951), ‘Foundation and Empire’ (1952) e ‘Second Foundation’ (1953). Para tal, contam com o showrunner David S. Goyer, um dos guionistas da “trilogia The Dark Knight”, e, segundo a Variety, com dois protagonistas de peso: Jared Harris e Lee Pace.

A história dos livros segue vários humanos espalhados pela Galáxia, todos eles sob a alçada do Império Galáctico, comandado por Brother Day, que será interpretado por Pace. O herói, que será interpretado por Harris, é um historiador e matemático com a capacidade de ler o futuro que prevê o colapso do Império. Por isso, embarca na missão de impedir que o conhecimento da humanidade seja destruído, de maneira a reestruturar a sociedade futura.

Ambos os atores vêm de protagonizar dois projetos televisivos que obtiveram a aclamação da crítica e dos espectadores. Harris encarnou o cientista Valery Legasov, a personagem principal de ‘Chernobyl’, e Pace esteve na pele de Joe MacMillan, um empresário cujas relações amorosas e profissionais são exploradas em ‘Halt and Catch Fire’.

O serviço da Apple, o Apple TV +, será lançado a 1 de novembro. Desde o primeiro dia, estarão disponíveis ‘See’, a nova série do criador de ‘Peaky Blinders’ protagonizada por Jason Mamoa, ‘The Morning Show’, um drama sobre um talk show matinal protagonizado por Reese Witherspoon e Jennifer Aniston, e ‘For All Mankind’, uma narrativa protagonizada por Joel Kinnaman que explora um mundo onde a “corrida espacial” entre os EUA e a União Soviética nunca abrandou.

Partilhar