HBO confirma estar a desenvolver adaptação televisiva de ‘Watchmen’

Em 2014, a HBO iniciou diligências no sentido de desenvolver uma série de televisão baseada na banda desenhada da DC Comics, ‘Watchmen’. Porém, o projeto, que na altura foi apontado a Zack Snyder, realizador da adaptação cinematográfica de 2009, caiu por terra. Agora, segundo o TVLine, o canal voltou à carga e ordenou um episódio piloto escrito por Damon Lindelof, criador das séries Lost e The Leftovers, que também servirá como produtor executivo.

Watchmen será inspirada na série de banda desenhada homónima, escrita por Alan Moore, ilustrada por Dave Gibbons e editada pela DC Comics. A banda desenhada é uma desconstrução dos super-heróis padrão das comics que aborda vários elementos políticos, filosóficos e sociais. Passada numa distopia onde o aparecimento de heróis mascarados, assim como de Dr. Manhattan, um ser com poderes especiais, muda o curso da história – os EUA ganham a guerra do Vietman e Richard Nixon mantém-se na presidência até meados da década de 80 – a história de ‘Watchmen’ segue um grupo de justiceiros que investigam a morte de um dos seus. No processo, descobrem uma conspiração com implicações catastróficas.

Watchmen

A adaptação cinematográfica de 2009 obteve uma receção mista, apesar de ser considerada por muitos uma das melhores adaptações de banda desenhada de sempre. Devido à natureza extensa e complexa do material, muitas vozes se têm levantado ao longos dos anos para afirmar que a única forma de fazer justiça à banda desenhada seria através duma adaptação televisiva, na qual os pontos cruciais da história pudessem ser devidamente explorados. A HBO vai finalmente avançar com o projeto.

Na terça- feira, Lindelof publicou no Instagram a foto duma pequena estátua alusiva à banda desenhada. A foto recebeu a descrição de “Day One” e a estátua parece estar pousada numa mesa de trabalho duma sala para argumentistas:

Day One.

A post shared by Damon (@damonlindelof) on

Partilhar