Denis Villeneuve

Denis Villeneuve confirmado como realizador de ‘Dune’

Depois de Blade Runner 2049, o realizador canadiano Denis Villeneuve vai aventurar-se na adaptação de mais um nome importante da ficção científica. O cineasta, nomeado para o Óscar de Melhor Realizador pelo trabalho em Arrival, foi confirmado como realizador do reboot de Dune.

Situado num futuro distante, ‘Dune’ conta a história de Paul Atreides, interpretado por Kyle MacLachlan na versão cinematográfica, cuja família aceita o controlo do planeta deserto Arrakis. O domínio de Arrakis é muito contestado por famílias nobres que querem controlar a exploração dum recurso altamente valioso existente apenas nesse planeta. Paul acaba por ser traído e tem de lutar para recuperar o controlo do planeta.

O nome do realizador já tinha sido adiantado como um dos possíveis candidatos a dirigir a nova adaptação da obra de ficção científica escrita por Frank Herbert. Foi o filho do autor, Brian Herbert, que confirmou a notícia pelo Twitter:

‘Dune’ é conhecido por ser um dos livros de ficção científica mais complexos de todos os tempos. Em 1984 foi adaptado para o cinema por David Lynch, no entanto foi recebido com pouco entusiasmo pelo público apesar de se ter tornado num filme de culto com milhares de fãs por todo o mundo. A obra foi transformada em duas mini-séries pelo canal Syfy em 2000 e 2003.

O realizador chileno Alejandro Jodorowsky também tentou ingloriamente adaptar a obra ao cinema com uma equipa que contava com nomes como Dan O’Bannon e H.R. Gigen, mebros da equipa criativa de Alien. Orson Welles e Salvador Dali faziam parte do elenco. Contudo, o projeto nunca passou da fase de pré-produção e acabou por inspirar o documentário Jodorowsky’s Dune (2013).

Villeneuve está neste momento a finalizar os preparativos para o lançamento de Blade Runner 2049, protagonizado por Ryan Gosling e Harrison Ford, que estreia em Outubro deste ano.

Denis Villeneuve

Fonte: The Verge

 

Partilhar