Denis Villeneuve aceitou realizar ‘Dune’ com a condição de poder filmar no deserto

Esta semama estreou o aguardado trailer de ‘Dune’, a adaptação do livro homónimo de Frank Herbert realizada por Denis Villeneuve. Apesar do título ser igual ao do livro, o filme apenas aborda metade do conto lançado em 1965. De acordo com o cineasta, na entrevista levada a cabo por Stephen Colbert como parte integrante do lançamento do trailer, esta foi uma das primeiras condições que impôs à Warner Bros.

O realizador explicou que a narrativa do livro é demasiado expansiva para ser encaixada num só filme. Como tal, de forma a preservar a qualidade e honrar a criação de Herbert, este acordou com a Warner Bros. dividir o projeto em duas partes. Em suma, ‘Dune’ terá uma sequela.

Outras das exigências consistiu no uso de localizações reais ao invés de ecrãs verdes, pois só assim o filme teria o impacto necessário. “O ‘Jaws’ não foi filmado numa piscina. O título é ‘Dune’ (duna), temos de estar no ambiente real”, proferiu Villeneuve. Neste caso, o cenário escolhido para as filmagens foi o deserto do Jordão.

Devido a esta escolha, o orçamento do filme disparou para cerca de 200 milhões de dólares, situação que se pode vir a revelar complicada para o futuro do projeto, visto a estreia do filme coincidir com a ainda ativa pandemia de COVID-19, o que pode prejudicar os resultados de bilheteira e pôr em questão a produção do segundo filme. Por outro lado, é possível que a Warner Bros. já tenha um plano em marcha para suprimir essa dificuldade, o que pode passar pelo adiamento da estreia na época natalícia.

O elenco conta com Timothée Chalamet, Rebecca Ferguson, Oscar Isaac, Josh Brolin, Stellan Skarsgård, Dave Bautista, Zendaya, David Dastmalchian, Stephen McKinley Henderson, Charlotte Rampling, Jason Momoa, Javier Bardem, entre outros.

Na dita entrevista, os atores mostraram o seu entusiasmo por terem participado na megalómana produção. Entre os mais eloquentes, Jason Momoa apelidou Villeneuve de “génio cinemático” e enalteceu a beleza das cenas de ação em que participa.

Até prova em contrário, a estreia de ‘Dune’ está marcada para 18 de dezembro.

Partilhar