David Simon

David Simon, o criador de ‘The Wire’, vai ter minissérie sobre fascismo

David Simon, o criador de séries como The Wire, Treme e The Deuce, está a desenvolver uma minissérie baseada no livro de Philip Roth, ‘The Plot Against America’. Segundo a Variety, à imagem de outras narrativas do produtor, a HBO já garantiu a transmissão do projeto de seis episódios. Simon está a escrever o guião em parceria com Ed Burns, sendo que Roth ocupará a função de produtor executivo. A dupla de escritores já se juntou anteriormente em The Corner, The Wire e Generation Kill.

A história imagina uma América alternativa vista pelos olhos de uma família judaica da classe operária residente em New Jersey, consoante esta observa o crescimento político de Charles Lindbergh, um herói de guerra xenófobo e populista que, nesta versão dos acontecimentos, se torna presidente após vencer Franklin D. Roosevelt nas eleições de 1940, e conduz o país em direção ao fascismo ao fazer um acordo com a Alemanha nazi.

Além de The Plot Against America, Simon está igualmente a trabalhar numa série cujo enredo abordará os batalhões norte-americanos enviados para Espanha, pelo Presidente Abraham Lincoln, com a missão de lutar contra o fascismo, durante a Guerra Civil Espanhola. O guião irá ser coescrito por George Pelecanos, que também trabalhou em The Wire e The Deuce, e Dennis Lehane, que escreveu os livros nos quais se basearam Mystic River (2003) e Shutter Island (2010). Em parceria com a Mediapro, produtora por trás de The Young Pope, Simon anda a angariar fundos para o projeto, podendo até, caso o orçamento o permita, estender-se a duração da série para além dos seis episódios já idealizados.

Segundo Simon, a série, intitulada A Dry Run, seguirá os batalhões norte-americanos membros de uma brigada internacional destinada a combater na Guerra Civil Espanhola, desde a sua chegada a território europeu em 1937, passando pela batalha sangrenta no vale de Jarama, até à sua partida em 1939. Será uma narrativa apelativa e trágica sobre a luta espanhola contra o fascismo e o uso incorreto do capitalismo como uma catapulta para o totalitarismo. De acordo com este, “representará a narrativa política do século XX e até do nosso tempo”. Com o objetivo de manter a obra o mais autêntica possível, o guionista visitou os locais onde os conflitos ocorreram. “Estamos interessados no realismo. E não vamos vender redenção nem finais felizes. E, bem, 1939 não teve um final feliz”.

Enquanto The Plot Against AmericaA Dry Run não chegam, a atual série de Simon, The Deuce, um ensaio dramático sobre o mundo da pornografia e da prostituição assente na Nova Iorque dos anos 70 e 80, caminha para a terceira e última temporada na HBO.

Partilhar