Criador de ‘Peaky Blinders’ vai adaptar ‘Great Expectations’ de Charles Dickens

Em parceria com a BBC e o canal FX, o criador de ‘Peaky Blinders’, Steven Knight, vai adaptar a televisão o livro ‘Great Expectations’, da autoria de Charles Dickens. A minissérie terá seis episódios. Segundo a Variety, Tom Hardy e Ridley Scott juntam-se ao projeto como produtores executivos, erguendo-se a mesma equipa responsável pela última versão natalícia de ‘A Christmas Carol’ e ‘Taboo’.

O clássico literário consiste numa história coming-of-age liderada por um órfão chamado Pip. A obra já foi adaptada para filme em mais do que uma ocasião, por David Lean em 1946, Alfonso Cuarón em 1998 ou Mike Newell em 2012.

“Escolhi o Great Expectations como próximo trabalho a trazer para o ecrã, não só por causa das suas personagens intemporais, mas também por causa da história sonante. É uma narrativa sobre mobilidade de classes e intransigência de classes, contada através de uma perspetiva intensa, emocional e pessoal”, referiu Knight.

A BBC e o canal FX têm como objetivo exibir várias adaptações dos livros de Charles Dickens ao longo dos próximos anos, recorrendo sempre à mesma equipa de produção.

Brevemente, assim que as condições estiverem reunidas, o guionista deve regressar à produção da sexta temporada de ‘Peaky Blinders’. Está também a desenvolver a segunda temporada de ‘Taboo’ e um drama de guerra sobre a SAS, uma unidade militar britânica cujas ações durante a Segunda Guerra Mundial, até há pouco tempo, permaneciam em segredo.

Pioneiro da literatura realista e grande inspiração para a criação da técnica de montagem paralela por D. W. Griffith, utilizada até hoje na maioria dos filmes e séries, Dickens também escreveu clássicos como ‘Oliver Twist’, ‘David Copperfield’, ‘Bleak House’, entre outros.

Partilhar