Chris Pine vai interpretar o jornalista Walter Cronkite

Newsflash é um projeto cinematográfico que anda pelos corredores de Hollywood há algum tempo, vendido como um biopic sobre o jornalista Walter Cronkite, com o assassinato de John F. Kennedy como pano de fundo. Os produtores pareciam ter encontrando o realizador ideal, David Gordon Green, porém, este decidiu dar prioridade às sequelas de Halloween (2018), filme que também realizou, e a um drama sobra a Cambridge Analytica. Ademais, Seth Rogen, que, ao que tudo indicava, ia interpretar Cronkite, também deixou o projeto. Não obstante, segundo o The Hollywood Reporter, o produtor Greg Silverman não baixou os braços e está a dar um novo fôlego ao filme.

Para iniciar este novo caminho, a interpretação do famoso jornalista foi entregue a Chris Pine. Apesar de não terem sido os primeiros a anunciar a morte do então Presidente dos Estados Unidos da América, Cronkite e a redação da CBS fizeram história ao apresentarem um trabalho jornalístico de excelência no que à cobertura do crime diz respeito. Depois desse dia, Cronkite tornou-se um dos jornalistas mais influentes do país e trabalhou em vários casos domésticos importantes. O filme irá concentrar-se no trabalho da redação da CBS aquando do trágico evento e na revelação chocante de Cronkite para todo o país, apesar das políticas impostas pela cadeia de televisão na altura.

Mark Ruffalo já foi abordado para interpretar Don Hewitt, o produtor de Cronkite, e Bryan Cranston está na calha para o papel de Jim Aubrey, um executivo que colocou vários entraves ao trabalho dos jornalistas no fatídico dia. O guião foi escrito por Ben Jacoby.

A ambição de Newsflash é demonstrar o lavor de uma equipa de jornalistas que, perante o caos e um enorme amontoado de rumores, informações erradas e a pressão de acionistas e executivos, que pretendiam que fosse montado um espetáculo mediático à volta do caso, mantiveram a calma e entregaram a notícia ao país inteiro com profissionalismo e exatidão. Nesse dia, muitos americanos e estrangeiros seguiram a cobertura de Cronkite do princípio ao fim.

Ainda sem uma data de estreia definida, não é segredo que os produtores do filme pretendem executar um paralelismo com a atualidade, uma altura em que a transmissão das notícias parece ter-se deformado em comparação com antigamente.

Vídeo de Walter Cronkite a anunciar em direto a morte de JFK:

Partilhar