Ben Affleck e Matt Damon vão protagonizar ‘The Last Duel’

Devido ao destaque que ganharam como atores, é normal esquecer que Ben Affleck e Matt Damon são dois guionistas galardoados, depois de terem ganho o Óscar de Melhor Argumento Original por Good Will Hunting (1998), filme que também protagonizaram. A última vez que se juntaram à frente da câmara foi em Dogma (1999). Para mais, têm produzido em conjunto vários projetos cinematográficos e televisivos através da empresa fundada por ambos, a Pearl Street. O exemplo mais recente é a nova série do Showtime, City on a Hill, um drama sobre a criminalidade na cidade de Boston. Agora, segundo o Deadline, está na hora de voltarem a escrever juntos e dividir o mesmo plano. Acontecerá em The Last Duel, filme que será realizado por Ridley Scott.

Escrita por Affleck, Damon e Nicole Holofcener, baseada no livro ‘The Last Duel: A True Story of Trial by Combat in Medieval France’, a narrativa decorre no século XIV em França. Jean de Carrouges, um cavaleiro, volta da guerra para descobrir que a sua esposa foi violada por um dos seus amigos, o escudeiro Jacques Le Gris. Na ausência do primeiro, ninguém acreditou na queixa da mulher, tendo o agressor sido inocentado. Depois de expor a suposta injustiça ao rei, Carrouges leva em troca um problema: terá de fazer um duelo até à morte com o seu adversário. Quem sobreviver será declarado vencedor aos olhos de Deus. Se o cavaleiro perder, a sua esposa será queimada viva como castigo por ter feito uma falsa acusação. Affleck e Damon vão interpretar os dois homens.

Além da reunião dos dois atores, o projeto marca também o reencontro entre Damon e Scott, depois da colaboração em The Martian, filme que entusiasmou a audiência e os críticos em 2015. O tema dos duelos na França medieval já não é novo para o realizador britânico, já que o seu filme de estreia, The Duellists, de 1977, aborda uma disputa semelhante entre dois soldados na Era Napoleónica.

Corre o rumor em Hollywood que, devido à natureza violenta do guião, a Disney, a atual detentora dos direitos depois da aquisição da Fox, estará reticente em dar luz verde ao filme, situação que interessa aos demais estúdios, ansiosos por deitar a mão ao projeto.

Ainda não existe data para o começo das filmagens.

Partilhar