Barry Jenkins vai realizar filme sobre o coreógrafo Alvin Ailey

Barry Jenkins acaba de assinar contrato com a Fox Searchlight para realizar um filme biográfico sobre Alvin Ailey, um dos coreógrafos mais influentes do século XX a quem é atribuído o processo de popularização da dança moderna, assim como uma veia ativista. A sua obra-prima, ‘Revelations’, é um dos espetáculos de dança mais conhecidos e vistos de sempre. Segundo o Deadline, o estúdio fez um acordo com a Alvin Ailey American Dance Theater, a organização fundada por Ailey que detém os direitos sobre as coreografias do mesmo e que se compromete a colaborar extensivamente com o cineasta. O pacote inclui ainda os direitos relativos ao livro semi-biográfico ‘Alvin Ailey: A Life in Dance’, escrito por Jennifer Dunning.

Esta é uma jogada de mestre do estúdio, que consegue arrecadar um projeto muito requisitado juntamente com um dos cineastas mais falados dos últimos anos. Recorde-se que o seu filme, Moonlight (2016), ganhou o Óscar de Melhor Filme. À aclamada obra seguiu-se If Beale Street Could Talk (2018), filme igualmente nomeado para os grandes prémios, apesar de não ter registado o mesmo impacto mediático que o seu antecessor. O realizador está também a trabalhar para a Amazon numa adaptação televisiva do livro de Colson Whitehead, ‘The Underground Railroad’.

Durante o desenvolvimento da biopic de Ailey, Jenkins irá contar com a colaboração dos diretores artísticos Robert Battle e Judith Jamison. O guião está a ser escrito por Julian Breece.

O filme ainda não tem título, nem data de estreia.

Partilhar