Alex Garland

Alex Garland está a escrever uma nova série

A primeira narrativa televisiva da autoria de Alex Garland, a minissérie intitulada ‘Devs’, está a despertar a curiosidade dos amantes da ficção científica graças à forma peculiar como explora a realidade das grandes empresas tecnológicas. A minissérie protagonizada por Sonoya Mizuno e Nick Offerman foi produzida pelo canal FX, mas já pode ser encontrada nos catálogos da Hulu e HBO.

O realizador e guionista apreciou tanto a experiência de concretizar este projeto que já está a idealizar uma forma de colaborar novamente com o mesmo elenco, naquele que seria um conceito semelhante à série ‘American Horror Story’, em que, a cada temporada, é utilizado o mesmo grupo de atores, mas para contar uma história diferente.

Garland explicou a ideia numa entrevista à Collider. “Sinto-me muito ligado a este grupo de atores”, confessou. “Gosto realmente deles ao nível pessoal. Gosto mesmo. Eles foram tão generosos na forma como abordaram todo o projeto. Não houve narcisismo”, acrescentou.

“Eu pensei subsequentemente que seria uma ideia interessante pegar no que os teatros regularmente fazem, que é ter uma companhia, e depois andas por aí, e podes fazer uma peça diferente com os mesmos atores, em que alguém que foi o protagonista pode passar a desempenhar um papel secundário. Isso é algo muito interessante que se faz no teatro e eu acho que pode resultar em televisão, por isso achei por bem tentar”.

Quando lhe foi perguntando se já tinha começado a trabalhar nessa ideia, o realizador respondeu afirmativamente. “Escrevi o primeiro episódio e estou a trabalhar no segundo episódio. Não faço a mínima ideia se o FX quererá produzir, e não sei se os elementos do elenco vão aceitar os papéis que escrevi para eles, por isso é especulativo. Todavia, a única maneira de o fazer é tentando fazê-lo”.

Quanto ao tema desta nova história, Garland foi algo vago. “É sobre desobediência civil”, referiu. “Não é ficção científica. É essencialmente apolítica. Não sei se tive esta ideia por causa do elenco. É como o ovo e a galinha. Mas acho que estas pessoas, se eu conseguir levar o projeto para a frente, são perfeitas para o fazer.”

Recorde-se que Garland realizou filmes como ‘Ex Machina’ (2014) e ‘Annihilation’ (2018), aventuras que o colocaram no pódio dos realizadores de ficção científica. ‘Devs’ também está a ter uma receção muito positiva.

Partilhar