Aaron Sorkin quer escrever sequela de ‘The Social Network’

Há dez anos, o guionista Aaron Sorkin e o realizador David Fincher lançaram ‘The Social Network’, um filme sobre a criação do Facebook focado no fundador da empresa, Mark Zuckerberg, interpretado por Jesse Eisenberg.

Nos últimos anos, o Facebook tem angariado polémicas e tornou-se o alvo óbvio de várias reportagens e documentários. Entre outras alegações, a empresa é acusada de fazer vista grossa à desinformação que corre no feed, com danos graves no processo democrático.

Agora, Sorkin e o produtor Scott Rudin não têm dúvidas que estão criadas as condições necessárias para uma sequela de ‘The Social Network’.

“Eu quero vê-lo. E o Scott quer vê-lo”, disse Sorkin no último episódio do podcast Happy.Sad.Confused, apresentado por Josh Horowitz. “As pessoas têm falado comigo sobre isso. Estamos a descobrir o lado negro do Facebook”, acrescentou.

O guião do filme original baseou-se no livro de Ben Mezrich, ‘The Accidental Billionaires’. Desta vez, Sorkin tem os olhos postos no livro de Roger McNamee, ‘Zucked’. O escritor foi um dos investidores iniciais da empresa e um dos primeiros funcionários a alertar Zuckerberg e a CEO Sheryl Sandberg para a estranha atividade política que se desenrolava na plataforma.

“Sandberg e Zuckerberg parecem desinteressados em enfrentar o problema”, continuou. “Isto vai acabar com o McNamee no Senado, numa sala de conferência segura na cave, a informar o Comité de Inteligência do Senado de como o Facebook está a mandar a democracia abaixo. Temos aqui um enorme problema e algo precisa de ser feito”, alertou.

Quanto ao regresso de Fincher à cadeira de realizador, Sorkin foi perentório: “Só o escreverei se o David o realizar.”

O guionista, produtor e, recentemente, realizador está prestes a ver o seu novo projeto, ‘The Trial of the Chicago 7’, estrear na Netflix. O filme estreia dia 16 de outubro. O mesmo sucede com Fincher, cujo próximo filme, ‘Mank’, estreia dia 4 de dezembro na plataforma de streaming.

Aguardam-se mais novidades sobre a potencial sequela de ‘The Social Network’, filme que ganhou 3 Óscares da Academia.

Partilhar