Meryl Streep

Meryl Streep vai protagonizar o próximo filme de Steven Soderbergh

Para quem, em 2013, anunciou o fim da carreira no Cinema, Steven Soderbergh anda bastante ativo. Recentemente, o realizador aventurou-se pela televisão com The Knick, série que foi aclamada pela crítica e criou um nicho de fãs, o que não foi suficiente para evitar o cancelamento após duas temporadas. De seguida, lançou dois filmes, Logan Lucky (2017) e Unsane (2018), longa-metragem filmada num iPhone 7 Plus, e dirigiu o projeto televisivo da HBO, Mosaic. Agora, segundo o The Hollywood Reporter, Soderbergh, conhecido por não tirar férias, vira a sua atenção para um projeto do qual se tem falado muito nos últimos anos: The Laundromat.

Baseado no livro ‘Secrecy World: Inside the Panama Papers Investigation of Illicit Money Networks and the Global Elite’, escrito por Jake Bernstein, vencedor de um prémio Pulitzer, o filme abordará o escândalo dos “Panama Papers”, concentrando-se naquele que é, até hoje, o maior leak de dados da história corporativa e governamental, pondo a nu um esquema internacional de “lavagem de dinheiro”. O título do filme refere-se ao escritório de advogados do Panamá, Mossack Fonseca, que “lavou” o dinheiro de mais de 200 mil entidades offshore. Para os mais atentos, os “Panama Papers” foram também um caso flagrante do papel duvidoso de algumas instituições de importância maior, já que vários jornais conceituados foram abandonando o assunto aos poucos, conforme os nomes de governantes, jornalistas, empresários de renome, entre outros, eram associados ao ilícito.

O cineasta é também conhecido por gostar de contar com nomes sonantes nos seus elencos e, não fugindo à regra, recrutou Meryl Streep para protagonista do thriller, estando ainda em conversações com Gary Oldman e Antonio Banderas, que, ao que tudo indica, irão juntar-se à atriz. O guião foi escrito pelo seu colaborador habitual, Scott Z. Burns, e corre o rumor de que a Netflix encarregar-se-á da distribuição do filme.

O próximo filme de Soderbergh a estrear é High Flying Bird, escrito pelo guionista de Moonlight (2016), Tarell Alvin, e protagonizado por André Holland, que também participou no filme que ganhou o Óscar de Melhor Filme em 2017.

The Laundromat promete ser um dos filmes mais polémicos dos últimos anos.

Partilhar