Jeremy Irons

Jeremy Irons vai protagonizar adaptação televisiva de ‘Watchmen’

Em 2014, a HBO iniciou diligências no sentido de desenvolver uma série de televisão baseada na banda desenhada da DC Comics, ‘Watchmen’. Porém, o projeto, que na altura foi apontado a Zack Snyder, realizador da adaptação cinematográfica de 2009, caiu por terra. Recentemente, o canal voltou à carga e ordenou um episódio piloto escrito por Damon Lindelof, criador das séries Lost e The Leftovers, que também servirá como produtor executivo.

Ao longo dos últimos meses, Lindelof tem vindo a juntar um elenco de qualidade, com destaque para Regina King, Don Johnson, Tim Blake Nelson, Louis Gossett Jr., Adelaide Clemens e Andrew Howard. Agora, segundo o The Wrap, a HBO acaba de recrutar Jeremy Irons para um dos papéis principais.

Ainda pouco se sabe sobre o rumo do projeto. Porém, há algumas semanas atrás, Lindelof recorreu ao Instagram para explicar que a sua visão não se prende ao filme realizado por Snyder, assim como não é uma adaptação fiel à banda desenhada original. O produtor explicou que o projeto não será uma sequela, nem uma adaptação, mas sim um “remix”.

«Não temos qualquer intenção de adaptar os doze volumes que o senhor Moore e o senhor Gibbons criaram há trinta anos», referiu. «Esses volumes são chão sagrado e não serão reformulados, ou recriados, ou reproduzidos. Serão antes remisturados».

O criador de The Leftovers, série que arrecadou a aclamação dos críticos e dos espectadores que a acompanharam até ao fim, descreveu a banda desenhada de 1986 como “Velho Testamento”, sendo que a sua abordagem será um “Novo Testamento”. Na informação oficial relativa ao projeto pode ler-se: «Assente numa história alternativa onde os super-heróis são tratados como foras-da-lei, ‘Watchmen’ abraça a nostalgia da inovadora novela gráfica original, enquanto tenta traçar novos caminhos”.

O episódio piloto está prestes a ser filmado e vai ser realizado por Nicole Kassell e Tom Spezialy. A série está a ser produzida para a HBO pela White Rabbit e pela Warner Bros. Television.

A banda desenhada, escrita por Alan Moore, ilustrada por Dave Gibbons e editada pela DC Comics, é uma desconstrução dos super-heróis padrão das comics que aborda vários elementos políticos, filosóficos e sociais. Passada numa distopia onde o aparecimento de heróis mascarados, assim como de Dr. Manhattan, um ser com poderes especiais, muda o curso da história – os EUA ganham a guerra do Vietname e Richard Nixon mantém-se na presidência até meados da década de 80 – a história de ‘Watchmen’ segue um grupo de justiceiros que investigam a morte de um dos seus. No processo, descobrem uma conspiração com implicações catastróficas.

A adaptação cinematográfica de 2009 obteve uma receção mista, apesar de ser considerada por muitos uma das melhores adaptações de banda desenhada de sempre. Devido à natureza extensa e complexa do material, muitas vozes se têm levantado ao longos dos anos para afirmar que a única forma de fazer justiça à banda desenhada seria através duma adaptação televisiva, na qual os pontos cruciais da história pudessem ser devidamente explorados. Confiantes na fuga ao material original levada a cabo por Lindelof, os responsáveis da HBO vão finalmente avançar com o projeto.

Partilhar