Bill Hicks

Está a ser desenvolvido um filme sobre o comediante Bill Hicks

William Melvin “Bill” Hicks foi um comediante norte-americano que se destacou na década de 80 e princípio dos anos 90 pela maneira como abordava assuntos como a religião, filosofia e política, recorrendo ao humor negro e a um tom bastante crítico. Entre outros temas, falava abertamente e ferozmente sobre o consumismo e a forma como os meios de comunicação social e a cultura popular estavam a manter as pessoas num considerável vazio intelectual. Faleceu em 1994, com apenas 32 anos, vítima de um cancro pancreático, não sem antes deixar um legado de atuações lendárias que viriam a servir de inspiração para a nova geração do stand-up comedy.

Depois de American: The Bill Hicks Story, um documentário lançado em 2009, para a Focus Features, está na altura de dar vida a um filme biográfico sobre o comediante. Para tal, segundo a Collider, a produtora escolheu Richard Linklater para escrever e realizar o projeto. A obra abordará a vida inteira do performer, desde a sua juventude em que passava horas a imitar os grandes comediantes da altura, até à chegada aos grandes palcos onde ficou conhecido pelos tão hilariantes quanto agrestes ataques à sociedade moderna.

“Não existem muitos como ele. Não falam com a mesma voz. Seria de pensar que as pessoas pegassem nessa tocha, mas é uma combinação de inteligência, misticismo, politicismo, vocês sabem…a sua política, o seu angulo é bastante único”, referiu Linklater. “Com tudo o que se passa na nossa cultura, dou por mim a pensar ‘o que diria o Bill Hicks?’. Ele deixa saudades”, concluiu.

Ainda não é conhecido se este será o próximo trabalho do cineasta norte-americano. Linklater estava a trabalhar num guião sobre a corrida ao Espaço de 1969, porém, tal esforço foi cancelado devido ao surgimento de First Man (2018), filme realizado por Damien Chazelle sobre o primeiro homem a pisar a Lua, Neil Armstrong. O realizador de Dazed and Confused (1993), da “trilogia Before” e de Boyhood (2014) encontra-se a finalizar o seu projeto mais recente, Where’d You Go, Bernadette, protagonizado por Cate Blanchett, Kristen Wiig e Laurence Fishburne.

O filme sobre a vida de Bill Hicks encontra-se numa fase inicial de desenvolvimento e deve demorar mais de um ano a chegar aos cinemas.

Partilhar