George Carlin

Está a ser desenvolvido um filme biográfico sobre George Carlin

Com uma carreira de 5 décadas, mais de 130 participações no Tonight Show, 14 programas especiais na HBO e 23 álbuns que lhe valeram 5 prémios Grammy, George Carlin é uma das lendas do stand-up comedy. A sua capacidade de inflamar os teatros por onde passava atingiu o cume quando, em 1972, no âmbito do espetáculo ‘Seven Words You Can Never Say on Television’, se viu envolvido numa disputa legal no Supremo Tribunal dos EUA em que foi discutido até que ponto o governo podia regular o discurso televisivo ou radiofónico. O comediante foi idolatrado pelas várias críticas que fazia às instituições governamentais, numa altura em que o país se encontrava envolto em várias disputas bélicas e casos polémicos como o Watergate batiam à porta dos americanos. Faleceu aos 71 anos, em 2008, o mesmo ano em que recebeu o prémio Kennedy Center’s Mark Twain pelo humor de excelência. Agora, segundo o Deadline, está na hora de contar a sua história atribulada.

O guião do filme será escrito por Stan Chervin, escritor nomeado para o Óscar de Melhor Argumento Adaptado por Moneyball (2011). O projeto está a ser produzido pelo mesmo em parceira com Gail Berman e Joe Earley, da Jackal Group, e com o ex-agente do comediante, Jerry Hamza, que representa as vontades da família Carlin.

“Estamos honrados por contar a história de um dos comediantes mais importantes e influentes de sempre, e por o fazer em parceria com os que melhor o conheciam. Em adição a este ter moldado a comédia e cultura durante décadas, e ter entretido gerações de audiências, a batalha de Carlin pela proteção do discurso livre continua a ter impacto nos dias que correm e é mais relevante do que nunca”, referiram em comunicado Berman e Earley.

Hamza não escondeu o seu contentamento com o avançar do projeto. “Estou muito entusiasmado por estar envolvido num filme sobre a vida do George. Só depois da sua morte é que percebi que ele era um herói. Como performer, o George nunca se vendeu e nunca comprometeu as suas crenças. Aprendi tanto com ele. Eu acho que o público vai ficar bastante feliz por aprender sobre a vida do George”.

Carlin teve ainda pequenas participações em alguns filmes de Hollywood e deu voz a várias personagens animadas.

Ainda não é sabido qual vai ser o formato adotado pelo projeto, sendo que os produtores estão divididos entre uma estreia no grande ecrã ou numa plataforma de streaming. Nasce agora o interesse à volta de quem será o ator escolhido para interpretar o gigante do stand-up comedy.

Partilhar