Barry Jenkins

Amazon oficializa ‘The Underground Railroad’ de Barry Jenkins

O realizador de Moonlight (2016), Barry Jenkins, vai realizar os onze episódios da adaptação televisiva do livro de Colson Whitehead, ‘The Underground Railroad’, que, segundo a Variety, obteve luz verde por parte da Amazon.

O livro vencedor do prémio Pulitzer conta a história de Cora, uma escrava que tenta sobreviver numa plantação na Georgia. A vida é infernal para todos os escravos, mas especialmente para a jovem que, até entre os seus pares, se sente à parte e que caminha para a idade adulta, pormenor que a conduz em direção aos prováveis abusos dos seus donos. Tudo muda quando Caesar, um escravo vindo da Virginia, lhe fala sobre um caminho de ferro secreto e, juntos, arriscam uma fuga que acaba por ser bem-sucedida. O underground railroad prova ser mais do que um mito, já que é alimentado por uma série de engenheiros e maquinistas que criaram um grupo de túneis por baixo do mesmo solo sulista onde, outrora, muitos deles foram escravizados. Cora e Caesar começam, então, uma aventura por uma América cruel e dividida, repleta de perigos para os de pele negra.

“Trabalhar com a Amazon e com um excecional grupo de guionistas para transformar o livro do Colson numa série limitada tem sido uma experiência gratificante”, referiu Jenkins. “Traduzir a sua singular voz para uma linguagem visual coesa e igualmente especial é uma tarefa pela qual estou ansioso”, acrescentou.

Além deste projeto, o realizador encontra-se a trabalhar na adaptação cinematográfica do livro de James Baldwin, ‘If Beale Street Could Talk’, e num thriller sobre o sequestro de um avião nos anos 70, filme para o qual já conta com o ator Chadwick Boseman.

The Underground Railroad deve estrear em 2019.

Partilhar